29 de mai. de 2009

Massagem

As mãos desenham no ar o "adeus", o "até logo".
As mãos envolvem, dão carinho.
As mãos estabelecem limites.
As mãos curam feridas.
As mãos agasalham.
As mãos escrevem.
As mãos abençoam.

A massagem entre parceiros pode ser um ato bastante satisfatório, que relaxa, excita, transmite afeto e desejo; além de preparar os corpos para outras vivências sexuais. Durante a massagem, estabelece-se um pacto de intimidade entre os parceiros, no qual cada um se concentra em dar e receber prazer de forma alternada, prolongando as carícias e conhecendo melhor as zonas mais erotizadas do corpo do outro.


Durante a massagem, aquele que a recebe pode sentir grande sensação de alívio, de relaxamento, de descoberta de seus pontos eróticos mais sensíveis, instruindo-se o parceiro sobre o que gosta e o que não lhe causa conforto. Há pessoas que atingem a plena consciência da própria reação corporal quando fazem esse exercício pela primeira vez. Já o parceiro que faz a massagem, excita-se ao ver e tocar o corpo do outro, percebendo as nuanças da pele, as diferentes temperaturas, o tônus muscular, a orientação dos pêlos, a ereção dos poros, a secreção de suor e a exalação de odores.

A prática da massagem como carícia preliminar é um importante complemento, nos casos de disfunção sexual em mulheres – como o vaginismo, a anorgasmia e a dispareunia –, e nos casos de disfunção erétil em homens, pois auxilia no prolongamento da fase de excitação e desejo ou no relaxamento do parceiro que tiver grande tensão para o ato sexual.




Como Fazer


A massagem é um importante momento de intimidade que requer tempo e tranqüilidade para a plena dedicação mútua.

Quando os parceiros se preparam para essa vivência, é indicado que procurem um local confortável e acolhedor, com temperatura amena e em um momento em que não existam interferências externas (como ruídos, presença de outras pessoas e possíveis interrupções). Contribui bastante uma música suave de fundo, pouca iluminação, decoração com velas perfumadas e flores.




O emprego de óleos perfumados (essências) para massagem ajuda no deslizamento mais suave das mãos pelo corpo do parceiro, além de impregnar um odor delicado no ambiente. O óleo deve ser gotejado nas mãos daquele que fará a massagem e não diretamente no corpo do parceiro.


Os parceiros devem procurar as posições que lhes sejam mais cômodas e podem usar um roupão ou toalha e se desnudarem durante a massagem, ou já começarem desnudos. Aquele que for iniciar a massagem deve estar com as mãos quentes para assegurar um toque mais agradável.



Ambos se alternam nas atividades de dar e receber a massagem. Quando um parceiro percebe que o outro está sentindo prazer em um determinado toque e parte do corpo, deve procurar manter-se mais nesse ponto, enquanto quem recebe o toque aprecia cada minuto da carícia.


É indicado iniciar a massagem com toques exploratórios e suaves por todo o corpo, evitando tatear os órgãos genitais e seios em primeiro lugar.

Geralmente resulta mais prazeroso a homens e mulheres que o toque nos órgãos genitais aconteça quando outras zonas do corpo foram acariciadas, pois a excitação desencadeada propicia sensações mais agradáveis quando o pênis, testículos e vulva forem manipulados.



Técnicas

Cada casal encontra a forma mais adequada para se dedicar à massagem. Como orientação básica, indica-se o uso das mãos e dos dedos que devem pressionar de modo ritmado o corpo do parceiro. O mais importante é manter um ritmo firme e lento, com suficiente pressão, e movimentos simétricos, assegurando que as mãos deslizem com suavidade sobre a pele.
A seguir são apresentadas as técnicas freqüentemente utilizadas:


• Deslizamento - recomenda-se iniciar a massagem por esta técnica. Com as mãos espalmadas e besuntadas de óleo essencial, percorre-se todo o corpo do parceiro em movimentos longos e suaves.






• Amassadura - recomendada para as regiões com grandes músculos ou com maior concentração de gordura, como os quadris, bíceps, abdômen e coxas. Segura-se suavemente a pele entre o polegar e os demais dedos das mãos, soltando em seguida e passando a outro local próximo. Efeitos diferentes são conseguidos de acordo com a pressão exercida, a velocidade dos movimentos e a quantidade de pele abrangida pelos dedos.

• Fricção - recomendada para os ombros, tórax, mãos e pés, esta técnica consiste em flexionar levemente os dedos (ou só os polegares) que pressionam levemente a pele do parceiro, em movimentos circulares e rápidos.





• Percussão - pode ser aplicada em todas as partes do corpo, exceto nas costas próximo aos rins e na coluna vertebral. Consiste em movimento feito por golpes bem suaves, com as mãos relaxadas, em alternância contínua. Após aplicar essa técnica, recomenda-se a técnica de deslizamento, para relaxar a área golpeada.
É importante observar que nas costas, a coluna vertebral não deve ser golpeada ou pressionada com os polegares, pois há risco de lesão. Nesse caso, a massagem por pressão ou golpeamento se restringe às laterais da coluna, mas o deslizamento suave pode ser realizado.


Sempre tocar o rosto do parceiro com suavidade, percorrendo o pescoço, as orelhas, as sobrancelhas, a testa e as linhas da boca, das mandíbulas e do crescimento do cabelo. Nos seios da mulher, desliza-se suavemente as mãos para cima e para baixo ou em movimentos circulares. Quando a massagem aproximar-se dos órgãos genitais, estimular com
suavidade o seu entorno antes de tocar delicada e ritmicamente o pênis e a vulva.


A massagem sensual não está limitada ao toque digital. Nela são utilizados outros recursos que provocam prazer e demonstração de afeto.
Assim, durante a massagem como exercício da sexualidade, há outros estímulos como beijos, lambidas, sopros, sucção e o roçar de cabelos, peito, pênis, seios e vulva entre os corpos. São expressões espontâneas dessa vivência de intimidade.